Outro olhar sobre a direção da escola e o ECA

Siga-me no twitter

sala de aulaEstas ultimas semanas tive uma grande oportunidade de poder trabalhar na secretaria da escola de meu bairro, somo servidor municipal na escola onde cursei o ensino basico da 1ª até 4ª. Assim que adentrei o portão, as lembranças me vieram a mente. Quanta coisa e quantos momentos eu havia vivido nesta escola e como estava mudada tanto em sua estrutura ainda precaria é verdade (conclui em minha avaliação pessoal) considerando todo o tempo que se passou, mas tambem notei que ocorreram mudanças além do que os olhos humanos podem enxergar, as crianças são diferentes, uma nova geração com um futuro ainda incerto em uma cidade apesar de tranquila, sem o mínimo de oportunidades. Enfim o ponto em quero chegar se trata de quando eu era aluno e temia (sim, porque naquela época se temia) a diretora da escola evitando me meter em confusão pra não ir parar na diretoria.

Todos estão comemorando os 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ressaltando os avanços que ele trouxe, criando novos projetos de lei embasados no ECA. Realmente é verdade que ele deu muitos direitos a estas “crianças”, mas eu percebo que ele serve em alguns casos para que estas crianças se escondam atrás dele, pois conhecem muito bem os seus direitos, mas não fazem a menor questão se saber seus deveres oque acaba gerando delinqüentes e menores infratores que cometem crimes sem o menor receio por saberem que estão sob proteção do ECA e que sairão impunes.

Estou achando um tremendo absurdo este projeto de lei que visa proibir as palmadas e os beliscões, não porque eu concorde com a violência na educação, mas por que o projeto apesar de “bonito” é totalmente inviável e incoerente no sentido da fiscalização. Vejam bem, como o governo pretende fiscalizar a aplicação de tal lei? Pretende implantar câmeras nas casas das pessoas pra saber se os pais estão usando de beliscões e palmadas na educação de seus filhos? Pra mim este projeto não passa de oportunismo de pessoas que querem se promover, sabemos que internamente existem os mais diversos crimes sendo cometidos inclusive por legisladores, ou seja como pretendem colocar em pratica uma lei que exigiria em tese uma fiscalização intensa, se sabemos existem ai varias leis que só existem no papel justamente por falta de fiscalização.

